Trajetória

Emilio Boechat é escritor e dramaturgo renomado com uma vasta experiência em teatro, televisão e cinema. Sua carreira é marcada por sucessos de bilheteria e crítica, incluindo contribuições para algumas das maiores produções nacionais. Ao longo de sua trajetória, acumulou indicações para prêmios e conhecimentos por sua criatividade e talento. É corroterista de três das 10 maiores bilheterias do cinema nacional: “Os Dez Mandamentos”, “Nada a Perder” e “Nada a Perder 2: não se pode esconder a verdade”. 

Autor dos musicais premiados “Ney Matogrosso, Homem com H” (4 indicações para o Prêmio Bibi Ferreira incluindo Melhor Musical Brasileiro e Melhor Dramaturgia Original; Prêmio Destaque Imprensa Digital de Melhor Ator e indicação ao APCA de Melhor Ator); e “Silvio Santos Vem Aí” (Prêmios Destaque Imprensa Digital de Melhor Musical Brasileiro e Melhor Ator Coadjuvante, também indicado na categoria de Dramaturgia Original). Autor de duas das comédias de maior sucesso de público do teatro paulista: “Camila Baker, a saga continua” (2005-2007) estrelada por Daniel Boaventura, Marcos Mion, Octávio Muller, Danton Mello e Leonardo Brício; e “Eu era tudo para ela e ela me deixou” (2011-2012) estrelada por Marcelo Médici.

Em 1990, com apenas 23 anos, a comédia “Camila Baker, Lives In Concert” (indicada aos Prêmios APETESP e Shell) marcou sua estreia como dramaturgo. Um sucesso cult elogiado por nomes como Paulo Autran, Irene Ravache, Diogo Vilela, Denise Fraga, Marcos Nanini, Fábio Assunção, Lauro César Muniz e Marcelo Médici, entre outros. Esta comédia ganhou várias remontagens de sucesso ao longo de mais de 20 anos.

Em 1998, foi indicado ao Troféu Mambembe de Melhor Autor pela comédia “Eu Era Tudo Pra Ela & Ela Me Deixou”. É conhecido igualmente pelos musicais: “Uma Noite na Broadway”, “Os Dez Mandamentos” e pelas comédias “Tudo de Mim” com Petronio Gontijo e Bianca Rinaldi e “Luluzinhas” estrelada por Mel Lisboa e Guta Stresser.

Em 2022, escreveu para a Disney Plus a 2ª temporada da série “O Coro – sucesso aqui vou eu” e a minissérie “O Som e a Sílaba” ambas de Miguel Falabella com quem escreve atualmente a cinebiografia de Bibi Ferreira.

Foi um dos roteiristas da quarta temporada de “Sessão de Terapia” (Globoplay, 2018). Foi head writer das séries “Na Fama, Na Lama” (Multishow, 2010) estrelada por Simone Gutierrez e Larissa Manoela; e “Mulheres Possíveis” (GNT, 2007-2009) com Ingrid Guimarães.

Em televisão, escreveu novelas, séries, minisséries, programa de humor e variedades para emissoras como Globo, BAND e Record. É o criador da série digital “Home Office” (Amazon Prime Video, 2020); e da minissérie “A Secretária do Presidente” (Multishow, 2016) estrelada por Monique Alfradique. Escreveu por 14 anos para a Record TV as novelas: “Gênesis” (head writer, 2019), “Apocalipse”(head writer nos últimos 30 capítulos, 2017); “Os Dez Mandamentos” (2015-2016); “Pecado Mortal” (2013); “Rebelde” e “Rebelde 2” (head writer dos últimos 40 capítulos, 2011-2012); Bela, a Feia (2009); “Promessas de Amor” (2009); “Os  Mutantes” (2008); “Amor e Intrigas” (2007) e “Luz do Sol” (2006-2007); além da minissérie Rei Davi (2012). Na BAND escreveu as novelas “Floribella” e “Floribella 2” (2005-2006). Estreou em TV na Rede Globo, a convite do diretor Ulysses Cruz, onde escreveu para os programas: Zorra Total e Angel Mix (1999-2000).

No cinema escreveu ainda os roteiros dos filmes “Barraco de Família” (atualmente na Paramount+); “As Dez Vantagens de Morrer Depois de Você” para a Paris Entretenimento (ainda em captação); e “Lascados, o filme” com Chay Suede e Paloma Bernardi.

Suas principais peças teatrais estão reunidos em uma publicação da Coleção Aplauso: “O Teatro de Emilio Boechat”. É autor também do livro “Faça-me Rir, os segredos da comédia”.

Clipping

Previous slide
Next slide